Dia do Estudante!!!
"Pelo dia do estudante. Depois de muito tempo deitando tarde da noite, hoje resolvi aproveitar que o sono chegou e fui para a cama antes das dez. E aí acordei no meio da madrugada. Perdi o sono. Acontece. E eu com minha constante obsessão por controle e organização da vida, comecei a pensar no dia de hoje, em todas as coisas que devo ou não fazer, nas pessoas que certamente que encontrarei e, claro, no meus alunos. E aí vem a lembrança: 11 de agosto. É dia deles. É dia do estudante. Nesse poucos minutos entre o perder o sono, levantar-me e sentar-me para escrever, quantas lembranças, sensações e emoções se passaram no coração do professor aqui...
Ser professor não é para qualquer um. Não que isso nos faça mais, melhores ou superiores. Mas ser professor exige muito mais que um conjunto formal de saberes. Ser professor é cotidianamente fazer uma profunda experiência antropológica. É mergulhar, sem medos e receios, no profundo do ser humano. Hoje não é dia apenas de comemorar. É dia de celebrar. Dizer ao mundo que estou feliz porque a vida, em suas razões, confiou-me, em minha pequenez, outros iguais a mim. E minha missão? TRANSFORMAR. Transformar-me para auxiliar o outro no processo de transformar-se.
Celebrar esse dia é, da mesma forma, celebrar a educação como processo de diálogo que favorece o respeito pelo diferente, que nos torna livres e capazes de ressignificar o próprio ser humano, o conhecimento e a cultura. Já nos dizia Paulo Freire que a educação é uma prática para a liberdade. E ser livre é poder fazer escolhas conforme a própria consciência.
Numa sociedade que banaliza a vida, o ser humano, as relações, o conhecimento, enfim, ser estudante é um genuíno ato de rebeldia. Não um ato banal que beira à idiotice. Um ato de não conformidade com um mundo que nos priva daquilo que é genuinamente humano: SER ÚNICO. INIGUALÁVEL. Nem melhor, tão pouco pior. Apenas ser aquilo que devo ser porque sei quem sou e quem quero ser.
À você, que sai da sua zona de conforto, que gasta horas sentado diante de livros, que é um rebelde justificado, que busca construir um mundo igual para aqueles que são diferentes, um lugar no meu coração e uma parte da minha vida.
Aos estudantes, que fazem a vida valer a pena!"
Prof. Renato Flamarion.
11 de agosto de 2016, 04h32.
Acessos: 1496